sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

QUE TAL UM CHOPIN!

Que tal um Chopin!
*Carvalho Junior
poetacarvalhojunior@yahoo.com.br


É preciso ser forte para resistir aos repetidos convites que nos são feitos, nos meios e fins de semana, para participarmos daquele programinha prático e típico de boa parte dos jovens caxienses: tomar cerveja pelos bares da cidade. Em cada esquina tem um boteco e um colega feito um boneco de posto de gasolina se mexendo todo para nos convencer de que temos que encher o tanque (para não dizer o fígado) de álcool. O problema não é a cerveja (nada contra a loirinha), mas a não-oferta de programações culturais no município é de nos deixar caídos no chão. Que porre é esse? Será que um dia a gente acorda?


Uma cidade como Caxias, a qual carrega a antonomásia de "A princesa do sertão", alcunhada de terra dos poetas, precisa acordar para sua história, para sua cultura, para sua arte e para os seus artistas. Caxias, mesmo com muito potencial para ofertar, muito pouco oferece para aqueles que querem mais do que uma mesa de bar. Caxias precisa de Teatro (não apenas de apresentações teatrais), de Cinema (não apenas de telões colocados em praças públicas de tempos em tempos), de Eventos Literários que repercutam no Estado, de um Centro de Cultura (descentralizado) que realize atividades de modo a alcançar também as periferias, as comunidades mais carentes. O que existe é ainda muito tímido e fechado. A terra das palmeiras deixará os seus sabiás voar por outros ares para poder se manifestar?

Programações culturais precisam se tornar cada vez mais frequentes, cada vez menos elitistas ou elitizadas, para que o povo e a cidade possam acordar do sono profundo que com marasmo lhes embrulha. No lugar de tanto bar deveria haver livrarias, bibliotecas, escolas de música etc. O resultado de tudo isso é essa juventude transviada, garotos e garotas que certamente não trocam o bar por um Bach. Bom seria se os jovens caxienses curassem a ressaca dos seus chopinhos com uns goles na música clássica de Chopin.

* Poeta, Graduado em Letras e
Especializando em Língua Portuguesa
pelo CESC-UEMA.
http://carvalhojuniortodoemverso.blogspot.com//

2 comentários:

  1. A leveza do texto disfarça a densidade da denúncia! Mais educado, porém não menos cáustico!
    Um abraço, C.J.

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente seu posicionamento, sem deixar de lado o estilo que lhe é característico.

    ResponderExcluir